PRAGAS


Coelhos na Austrália by ffnrs
Abril 7, 2009, 12:53 pm
Filed under: Pragas

thumbnail

A Austrália é um continente deveras isolado, e por essa razão apresente fauna e flora nativas muito peculiares. Isto levou a que se destaque no que diz respeito a desequilíbrios ecológicos causados por descuido ou pela ignorância humana pois, desde a sua descoberta, consciente ou inconscientemente, os colonizadores daquele território levaram para lá espécies características da sua terra natal.

Em 1859, três casais de coelhos foram levados para o sub-continente. Devido a descuido humano, os coelhos escaparam e encontraram na Austrália o ambiente ideal para a sua reprodução: clima e vegetação propícios e a inexistência de predadores naturais. Rapidamente, regiões cada vez maiores da Austrália passaram a ser literalmente devastadas pelos coelhos mas reproduziram-se de tal forma que resultaram numa calamidade para os agricultores. Foram feitas várias tentativas de defender as culturas com redes, todas elas inúteis porque os coelhos passavam facilmente por baixo delas, acabando por instituir-se uma recompensa por cada coelho morto.

Mais de um século depois, o vírus da mixomatose intencionalmente introduzido pelas autoridades australianas para controlar os coelhos provocou uma mortalidade elevada, superior a 90%. Em 15 anos, a população de coelhos chegou aos 20%. O vírus quase conseguiu acabar com a praga, mas depois de alguns anos verificou-se que a taxa de fatalidade inicial de 99% passou para 90% e o tempo entre a infecção e a morte aumentou. Hoje, crê-se que alguns coelhos desenvolveram uma espécie de imunidade àquela estirpe do vírus da mixomatose, ameaçando reproduzir-se ao ponto de se tornaram uma nova praga.

About these ads

2 Comentários so far
Deixe o seu comentário

Eu gostei muito deste texto me ajudou bastante na escola na aula de Geografia…

GOSTEI MUITO >>>>>♥<<<<<

Comentário por Ana Beatriz Marangoni

falem sobre a cerca que divide a austrália por causa dos coelhos

Comentário por Bruno




Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s



Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: