PRAGAS


Abelhas, “Apis mellifera” by fabiojuniovf
Abril 28, 2009, 3:29 pm
Filed under: Pragas

abelha1

Apesar de hostis, as abelhas há muito cativaram o homem, devido ao seu mel muito apreciado. Este produto acabou por se tornar tão desejado pelo que a sua produção modernizou-se e tornou-se global.

De modo a tornar a rentabilizar a produção, no Brasil, cruzaram-se comuns espécies europeias com abelhas rainhas africanas.

Na primeira experiencia deste cruzamento, as abelhas foram acidentalmente libertadas, deixando a espécie de abelha mais perigosa do mundo espalhar-se pelo país todo. Os meios de comunicação social, nessa altura, fizeram deste acidente uma noticia mundial, exagerando um pouco a verdade, mas dando fama às “abelhas assassinas”, nome dado na altura.

Consideradas uma praga da apicultura, visou-se eliminar esta espécie com insecticida espalhado pelos campos e matas, mas tal causaria graves problemas ecológicos. Muitos apicultores desistiram da produção, pois as técnicas de criação eram inadequadas para a nova espécie de abelhas, e o mau uso de colmeias aumentou o número de ataques e acidentes.

Contudo, as técnicas dos apicultores evoluíram, os apicultores profissionalizaram-se e adaptaram as suas técnicas a estas novas abelhas. A colaboração entre pesquisadores e criadores ajudou neste factor, e com a evolução do tempo, o Brasil adaptou-se a estas abelhas, e passou de 28º maior produtor de mel para 5º. A agressividade, antes considerada um perigo para a sociedade, agora é um benefício, pois evita roubos de colmeias. A resistência das abelhas a doenças e vírus é outra consequência, que com o tempo, passou a benefício.

Assim sendo, é de salientar este caso em que não houve propriamente a extinção da praga, mas uma adaptação à espécie, com proveito para todos.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: